Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Princípio da Economicidade nos atos administrativos é discutido em debate do 1º Ciclo de Aperfeiçoamento Avançado do Controle Externo do TCE-MT

    O controle dos atos administrativos de acordo com o princípio da economicidade e da efetividade foram discutidos durante o debate mediado pelo conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais Cláudio Terrão e pela mestre em Direito Administrativo, Marilda de Paula Silveira, na tarde de ontem (16.09). O debate foi realizado no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas de Mato Grosso e fez parte da programação do 1º Ciclo de Aperfeiçoamento Avançado do Controle Externo do TCE-MT que iniciou na última segunda-feira com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

    Segundo o conselheiro Cláudio Terrão, o princípio da economicidade é observado quando os casos concretos dos atos administrativos passam a ser analisados com base na discricionariedade do custo-benefício. "É necessária interpretação que ultrapasse a literalidade da norma, buscando uma relação que vai muito além do Direito, passando pela economia e pelas relações sociais, em um modelo sistêmico qualitativo e não somente quantitativo''. Para o conselheiro, este princípio tem como foco a mudança dos atos administrativos da simples legalidade para a efetividade, com o objetivo de identificar se a qualidade dos serviços está sendo atendida.

    A advogada e mestre em Direito Administrativo, Marilda de Paula Silveira disse que a efetividade pode ser efetivada quando é feita revisão dos atos administrativos e a avaliação do gestor sobre quais efeitos dos Atos podem trazer à sociedade."A avaliação objetiva das coisas não tem mais espaço, não está vinculado ao ato e ao contrato mas à mensagem que traz à sociedade'', ressaltou.

    Ainda conforme a advogada, a intenção é que os fiscalizados deixem de objetivar os Atos Administrativos, passando a analisar cada hipótese para escolher a melhor modalidade. "A grande novidade é análise mais subjetiva de cada caso, ao se avaliar em que medida aquilo pode ser feito da melhor forma. Por incrível que possa parecer, pagar mais caro pode ser mais viável à administração, as vezes para beneficiar uma comunidade local, o meio ambiente, cultura, etc'', pontuou.

    O 1º Ciclo de Aperfeiçoamento Avançado do Controle Externo tem o apoio do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e serão realizadas cinco edições com facilitadores conceituados para tratarem de temas como: Princípio da Economicidade, Aposentadorias, Lei de Responsabilidade Fiscal, Licitações e contratações públicas. A programação do evento segue até o mês de novembro, com a apresentação de palestras e exposição de painelistas, seguida de debates mediados por especialistas em cada área.

    *As palestras estarão a disposição no Portal do TCE-MT: clique aqui.

    • Publicações6434
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações821
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-da-economicidade-nos-atos-administrativos-e-discutido-em-debate-do-1-ciclo-de-aperfeicoamento-avancado-do-controle-externo-do-tce-mt/100684555

    Informações relacionadas

    Celeridade, economia processual e o uso correto da lei processual penal

    Direito Legal
    Notíciashá 9 anos

    Principio da economicidade

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - RECURSO ESPECIAL ELEITORAL: REspEl XXXXX CAMPO GRANDE - MS

    Rosimeire Ravazi Ayer, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Economicidade e o Princípio da Eficiência

    Gabriel de Abreu Vicentini, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Princípio da economia processual e instrumentalidade das formas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)