Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    3ª Oficina sobre RPPS discute reformas previdenciárias

    O evento sobre Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Tribunal de Contas de Mato Grosso, realizado nesta quinta-feira (30/08), foi encerrado com palestra ministrada pelo professor de Direitos Humanos e Direito Previdenciário da Faculdade de Direito da PUC-SP, Wagner Balera. Ao todo, foram três oficinas que debateram amplamente o tema.

    De acordo com o professor, a população precisa se conscientizar e estar preparada para uma nova cultura, pois a tendência é uma perspectiva de vida maior, ou seja, as pessoas irão viver mais e precisam se prevenir financeiramente para o futuro.

    Para explicar melhor o assunto, foi feito um histórico dos regimes previdenciários; Regime Geral de Previdência Social e Regime Próprio de Previdência Social e como aconteceram as Reformas Previdenciárias no decorrer dos anos. Segundo o palestrante, todos os regimes previdenciários do mundo estão sendo reformados. O objetivo é conseguir unificar e criar estrutura que dará base às gerações futuras.

    O TCE-MT busca atuar, por meio de orientações aos gestores, a conscientização da implantação dos RPPS nos municípios, para que os agentes públicos tenham maiores benefícios, visando seguridade financeira ao concluírem seu tempo de trabalho.

    Atualmente, existem três maneiras de aposentadoria: por invalidez permanente, compulsória (quando o servidor completa 70 anos) e voluntária, por cumprimento de tempo de serviço.

    Pela manhã, foram apresentados o sistema de Malote Digital e o Conex-e (módulo aposentadoria e pensão).

    Wagner Balera é professor titular de Direitos Humanos e Direito Previdenciário da Faculdade de Direito da PUC-SP, livre-docente em Direito Previdenciário, doutor em Direito das Relações Sociais e mestre em Direito Tributário pela mesma instituição.

    • Publicações6434
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3-oficina-sobre-rpps-discute-reformas-previdenciarias/100047065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)