Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-MT multa Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Vale de Juruena por sonegação de documentos e informações

    O Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou regulares, com recomendações e determinações, as contas anuais do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Vale de Juruena, referente ao exercício de 2012, de responsabilidade do ex-gestor José Antunes de França. A análise das contas ocorreu na sessão ordinária da 2ª Câmara de Julgamentos, realizada no dia 22/10.

    A Secretaria de Controle Externo, após análise e apresentação da defesa pelo ex-gestor, manteve nove irregularidades, entre elas: sonegação de documentos e informações ao Tribunal; fracionamento de despesas; não efetivação dos descontos de contribuição previdenciária dos segurados; registros contábeis incorretos; irregularidades na formalização dos contratos.

    O relator do processo, conselheiro substituto Isaías Lopes, julgou regulares as contas com as seguintes determinações a atual gestão: abstenha-se de realizar dispensa de licitação, priorizando as aquisições de bens e serviços por meio de licitação; efetue os recolhimentos das contribuições previdenciárias dos prestadores de serviços; designe comissão permanente de licitação; e, formalize contratos com as despesas realizadas.

    Isaías Lopes determinou, ainda, ao ex-gestor a restituição ao erário, com recursos próprios, do montante de R$ 3.300,00 referentes as contribuições previdenciárias dos prestadores de serviços.

    O conselheiro aplicou multa no valor de 84 UPFs a José Antunes de França pela não efetivação dos descontos de contribuição previdenciária; realização de despesas sem celebração de contrato; sonegação de documentos e informações ao Tribunal; e, ausência de normatização e procedimentos de controle do Sistema de Controle Interno.

    • Publicações6434
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-mt-multa-consorcio-intermunicipal-de-desenvolvimento-economico-social-e-ambiental-do-vale-de-juruena-por-sonegacao-de-documentos-e-informacoes/112071595

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)